O que é Biossegurança?

Biossegurança é um protocolo rígido e seguro de limpeza. Consiste em uma lista de ações e procedimentos técnicos que são capazes de prevenir, amenizar, monitorar ou acabar com os riscos a saúde.

Biossegurança e a sua importância

A princípio a higienização certa nos ambientes de trabalho pode ajudar no aumento da qualidade de vida. Em alguns casos pode ajudar no aumento da produtividade dos funcionários e amenizar algumas despesas inesperadas para a empresa.

Para tal fim existem os EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva). Em suma estes equipamentos servem para proteger os funcionários e o ambiente de trabalho como um todo e tem como objetivo extinguir possíveis riscos.

Se desejar, ouça esse conteúdo em formato de podcast:

Por exemplo:

  • Álcool Gel, enquanto usado em dispensers
  • Kit para Limpeza em caso de derramamento biológico, químico ou radioativo
  • Placas de Sinalização
  • Fitas de Sinalização
  • Cavaletes
  • Chuveiro Lava-Olhos
  • Extintores de Incêndio

Protocolos de Limpeza

A maneira de considerar a limpeza mudou há muito tempo. Desse modo a maneira de ver um local limpo também. Por isso, novos protocolos de limpeza foram desenvolvidos e falaremos de alguns aqui, que melhorem a Biossegurança.

A pandemia global do Coronavírus ocasionou transformações sanitárias e sociais. Sem dúvidas os novos protocolos de higiene permaneceram e permanecerão para o nosso futuro.

Essa nova perspectiva sobre a importância da higienização na prevenção de doenças e na garantia do bem-estar e saúde das pessoas, pede novos e aprimorados protocolos de limpeza em empresas.

Na sequência, alguns tipos de empresas onde a biossegurança é fundamental:

  1. Indústria Agrícola
  2. Setor de Biotecnologia
  3. Setor de saúde
  4. Indústria Alimentícia
  5. Indústria de Cosméticos

Em suma, é comprovado que um ambiente limpo e higienizado, de forma correta, diminui em 80% as chances de transmitir doenças.

Assim, incluir e reforçar práticas de limpeza, utilizando produtos alta qualidade e com base em protocolos de desinfecção, é se posicionar positivamente no mercado.

Mas como determinar essas medidas de segurança? Como realizar de forma correta a limpeza e higienização? Portanto preparamos cinco dicas para te ajudar, se desejar você pode navegar entre os tópicos. Veja só!

Conceitos abordados no artigo para você navegar

O que é Biossegurança?

Biossegurança e a sua importância

Protocolos de Limpeza

Limpeza é a principal aliada na retomada

Conhecer onde o vírus mais “frequenta”  e sobrevive

Biossegurança – Quais critérios para definir um protocolo de limpeza?

Abaixo as nossas 5 dicas

1. Treinamento do time

2. Organização dos produtos e planejar fases

3. Escolha de produtos regulamentados

4. Catalogar áreas

5. Diminuir produtos, aumentar a eficácia

Biossegurança – Produtos profissionais para limpeza profissional

A limpeza é a principal aliada na retomada

O que se sabe é que a biossegurança, ou seja, higienização, desinfecção, é um protocolo de limpeza feito de maneira correta, estão entre as formas mais eficazes de combate ao microrganismo.

Sendo assim as medidas de biossegurança devem ser seguidas minuciosamente. Por meio das empresas, por exemplo comércios, restaurantes, academias, hotéis, hospitais, clínicas e salões de beleza.

Essas ações devem ser principalmente em áreas e nos itens com maior circulação e contato de pessoas. Por exemplo recepção, banheiros, torneiras, mesas, cadeiras e maçanetas, corrimão, entre outros. Portanto, a melhor imagem de um negócio passará, agora, pela forma como ele olha para a limpeza e organização.

Conhecer onde o vírus “frequenta” e sobrevive

Estudos realizados apontam em quais superfícies e materiais os vírus e bactérias tendem a permanecer ativos por mais tempo. As pesquisas apontam um caminho importante na prevenção e contenção das doenças.

Portanto mais importante do que ficar estudando quantos dias ele sobrevive em cada superfície, devemos encarar que existe um risco muito grande e ampliar a frequência e a qualidade do serviço de higiene.

biossegurança

Biossegurança – Quais critérios para definir um protocolo de limpeza?

1. Treinamento do time

Pessoas treinadas para limpeza, higienização e desinfecção de ambientes estão mais preparadas e garantem mais qualidade e segurança na realização dos serviços.

A equipe responsável precisa estar com treinamentos e certificações em dia para manejo e uso correto dos produtos e protocolos de limpeza. O conhecimento teórico e prático permite melhor desempenho, mais eficácia e menos desperdícios.

Oferecer EPIs – como luvas, botas, máscaras – e reforçar os procedimentos de limpeza por meio de adesivos com as instruções – de forma clara e breve – são ações que deixam a equipe segura e ainda mais preparada.

2. Organização dos produtos e planejar fases

Organização é primordial para que o passo a passo da limpeza aconteça sem que nenhuma etapa ou produto seja deixada de lado. O primeiro espaço a ser preparado é a despensa, o chamado DML ( depósito de materiais de limpeza )  ou no seu almoxarifado, onde os produtos ficam armazenados.

Manter o lugar ventilado e limpo garante segurança, melhora a visibilidade e facilidade de manuseio. É recomendado também etiquetar os produtos com a indicação de uso de cada um.

Para o manuseio dos itens, ter a disposição um carrinho de limpeza ou um suporte portátil para levá-los facilita a mobilidade. Além disso, para otimizar tempo e não esquecer de nenhum detalhe na limpeza, prepare um programa com a frequência e métodos.

Por exemplo: três vezes ao dia, limpeza úmida para todas superfícies, utilizando baldes de cores diferenciadas (um contendo solução detergente e outro água limpa); trocar a solução dos baldes a cada ambiente.

3. Escolha de produtos regulamentados

Para seguir da maneira certa os protocolos de limpeza, as empresas devem fazer uso de produtos que sejam de uso profissional, de alta qualidade e que sigam as especificações da ANVISA.

Quando escolhe um material de limpeza profissional, o estabelecimento escolhe oferecer o melhor para sua equipe, para seus clientes e usuários. A compra desses produtos deve ocorrer por meio de uma distribuidora de produtos de limpeza com credibilidade no mercado e conhecimento no ramo.

Em suma com o suporte da empresa fornecedora, é possível estabelecer normas e procedimentos de limpeza específicos. Sempre embasados nas leis, para atender às diversas demandas.

4. Catalogar áreas

O Manual de Higienização e Limpeza do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) indica a classificação das áreas na realização de protocolos de limpeza hospitalar: áreas críticas, áreas semicríticas e áreas não críticas.

Mas essa divisão não precisa se restringir aos hospitais e clínicas. Portanto classificar os ambientes dentro de um grande espaço empresarial pode facilitar e melhorar o processo de limpeza e higienização.

Quando determinamos quais áreas necessitam de ações mais frequentes e intensas. Por exemplo as áreas de maior circulação e permanência de pessoas, é possível programar e realizar os procedimentos de forma mais assertiva e eficaz.

5. Diminuir produtos, aumentar a eficácia

Produtos de limpeza para uso doméstico não dão conta da higienização de ambientes empresariais, industriais e de serviços. Nestes casos, a sujidade é muito maior e há a necessidade de produtos mais eficazes, mais práticos, rentáveis e econômicos.

Os itens caseiros são comercializados em pequenas embalagens. Há necessidade de muitos frascos para uma empresa e, além do gasto maior, eles não tem o poder de desinfetar como os produtos de limpeza de uso profissional.

Ao usar produtos domésticos, de baixa qualidade, de forma aleatória e promover a mistura de vários princípios ativos diferentes, podemos colocar em risco a saúde de quem realiza o serviço e de todos que compartilham do espaço. Em suma a escolha consciente do material de limpeza e de seus fornecedores passa por uma questão de cuidado com o outro.

Portanto, ao diminuir a utilização de produtos favorece o seu treinamento para a equipe de limpeza.

Biossegurança – Produtos de alto rendimento para limpeza profissional

A princípio o retorno das atividades pediu e continua requerendo cuidado redobrado para conter a disseminação do Coronavírus e de outras doenças.

Assim, a vida das empresas, comércios, escolas e serviços deve ser pautada sempre pela preocupação com os protocolos de limpeza e a higienização do ambiente.

Com todos os passos citados acima, é possível oferecer um ambiente mais seguro e de bem-estar para colaboradores, clientes, frequentadores, alunos e pacientes.

Para ajudar nessa missão, conte com dois de nossos produtos de uso profissional para limpeza, higienização e desinfeção de superfícies e ambientes. O Garra Oxiativo, na limpeza de equipamentos, pisos, vidros, paredes, balcões etc, e o Garra Chlor, para uso em sanitários e cozinhas.

Por exemplo o desinfetante e limpador, Garra Oxiativo tem alta versatilidade e praticidade. Portanto para ser usado, deve ser diluído e colocado no pulverizador, garantindo mais  economia e praticidade na limpeza e desinfecção.

Já o Garra Chlor, à base de cloro concentrado, é um poderoso limpador. Pensado para uso de processos de limpeza em banheiros e em superfícies que podem ser lavadas, como cozinhas e áreas externas.

Em suma os dois produtos garantem limpeza de leve a pesada e desinfecção. Além deles, temos o kit limpeza rápida, que colabora para contenção da disseminação de doenças e na proteção da saúde das pessoas.

Portanto o Sistema de limpeza Express, é um conjunto de produtos de limpeza e acessórios para empresas que pode ser 100% personalizável, de acordo com as necessidades de cada uma.

Nós da Hygibras atuamos na área de higiene e limpeza há mais de 27 anos. Portanto nos sentimos na responsabilidade de alertar e conscientizar nossos clientes no tocante as necessidades do atual momento.

Fontes: