Quando fazemos uma pesquisa rápida sobre limpeza encontramos muitas receitas infalíveis que prometem deixar a casa limpa. O problema é saber o que é verdade de fato e o que é mito. É muito importante saber distinguir as afirmações falsas daquelas que realmente funcionam e são eficazes nos processos de limpeza. Essas informações podem até evitar acidentes, e com isso você poderá evitar prejuízos.
Se preferir, você também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast:
O processo de escolha de produtos de limpeza necessita de cuidado, atenção e discernimento entre o que é seguro e o que funciona. Pensando nisso, para ajudar a esclarecer os mitos e apresentar as verdades sobre como deixar a casa limpa, preparamos este artigo.
Se desejar você pode navegar entre os tópicos!
Conceito de verdade
Inicialmente precisamos definir o que é o conceito de verdade. Segundo o dicionário, entre as afirmações possíveis sobre verdade, encontramos:
substantivo feminino
1.
propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.
“a v. de uma afirmação”
2.
por extensão
coisa, fato ou evento real.
Existente também o conceito de verdade que vem do pensamento filosófico e dos pensadores como Platão e Aristóteles.
De acordo com eles, a verdade estaria na “exata correspondência” entre aquilo que é dito com a realidade que a afirmação provoca.
Especificamente para Aristóteles, a busca da verdade passa por quatro degraus fundamentais:
Dúvida – quando o conhecimento é tido como possível, mas as razões para afirmar ou negar alguma coisa estão em equilíbrio.
Opinião – quando a pessoa julga ter um conhecimento provável em relação ao objeto. O indivíduo afirma conhecer, mas tem ainda receio de se enganar.
Ignorância – estado de completa “ausência de conhecimento” por parte do sujeito em relação ao objeto. Para ele, ignorar é desconhecer.
Certeza – aqui há plena firmeza do conhecimento em relação ao objeto. O conhecimento aparece, então, como algo evidente.
Com base nesses conceitos de verdade, podemos ver que é preciso estar aberto para chegar ao conhecimento que, de fato, é existente e real.
Conceito de mito?
Chegou a hora de conhecer o conceito de mito, a palavra mito está relacionada às narrativas fantásticas, ficcionais, criadas com o objetivo de explicar a origem das coisas e do que é importante para determinado povo.
A chamada mitologia vem da união de todas essas narrativas, como a mitologia grega, por exemplo. Porém nos dias de hoje, a palavra mito pode trazer o significado de falso e de mentira. Portanto, existe essa diferença entre “verdade e mito”, baseado no enredo fantástico das histórias míticas e a ausência de uma coerência com a realidade, aquela realidade citada pelos filósofos que citamos acima.
Vamos agora as verdades e os mitos que listamos para você
27 mitos e verdades sobre limpeza
Agora que nós ja vimos os conceitos, vamos saber o que funciona e o que não funciona quando falamos em casa limpa.
Como foi visto, é importante que possamos estar abertos e dispostos a aprender cada vez mais. Agora veja a seguir os nossos esclarecimentos que podem te ajudar a realizar melhor os processos de limpeza.
1 Misturar água sanitária e sabão em pó é eficaz
Mito. Está é uma mistura muito utilizada e altamente perigosa. Nós da Hygibras temos um artigo que fala dos perigos da água sanitária, o leitor pode conferir que ao realizar essa mistura, libera-se um perigoso gás de cloro.
Portanto esse gás, sendo aspirado frequentemente, causa muitos males.
2 Álcool líquido ou Gel podem ser desinfetantes
Isso pode ser tanto verdade como mito, dependendo da concentração do álcool e do modo como o procedimento é realizado.
Sendo assim, caso não seja respeitada a concentração de 70%, para superfícies, e caso o procedimento não seja realizado de forma correta, no caso das superfícies passando-se vigorosamente por 30 segundos, o álcool não entregará o que promete e não será um poderoso desinfetante!
Em relação a assepsia das mãos, ele também tem a necessidade, para agir como desinfetante, de concentração adequada e de procedimento correto, como mencionado nesse artigo sobre álcool gel
3 Limão e vinagre limpam tudo
Temos aqui mais um mito. Limão e vinagre são substâncias ácidas, que podem atuar na limpeza de sujeiras com características alcalinas, através do mecanismo de reação ácido/base, sendo muito pouco eficazes contra quaisquer outros tipos de sujeira.
Sendo assim, será muito mais simples optar por um produto de limpeza profissional do que arriscar!
4 Bicarbonato de sódio é um poderoso tira-manchas
Depende, o bicarbonato de sódio, usado de maneira isolada, pode ter ação abrasiva que auxilia na remoção de sujeiras aderidas, basicamente em função da ação mecânica.
Porém em caso de mistura com outras substâncias, pode agir de forma química e não indicada através da liberação de CO2. Nós da Hygibras sugerimos seguir as orientações dos fabricantes, caso exista a indicação de adicionar o bicarbonato em algum produto de limpeza.
Caso não haja, não realize nenhuma mistura com o bicarbonato de sódio.
5 Limpar espelhos e vidros com jornal
Aqui está mais um mito. Alguns locais usam esse processo para deixar a casa limpa, e inicialmente isso pode gerar algum resultado, no entanto a prática regular de se esfregar jornal em vidros e espelhos não é indicada.
Esse processo pode estragar os vidros, podem surgir riscos, devido o atrito gerado, além do escurecimento resultante da deposição da tinta de impressão.
6 Mármores e granitos podem receber qualquer produto de limpeza
Mito. Os mármores são pedras muito resistentes, duráveis e muito elegantes, porém eles podem ser danificados pelo uso frequente ou eventual de produtos químicos de limpeza ácidos ou alcalinos.
Os próprios fabricantes indicam sempre produtos neutros para realizar a limpeza.
7 Existem produtos de limpeza que eliminam bactérias
Verdade. Desinfetantes, tem o poder de eliminar bactérias. Porém sempre deve ser respeitado o modo de usar de cada produto, com seu tempo de ação e diluição adequada.
Detergentes neutros podem remover bactérias, cerca de 80% das bactérias podem ser eliminadas das superfícies quando são adequadamente usados. Para efeito de comparação, desinfetantes eliminam até 99,99%
8 Apenas mops são necessários para deixar a casa limpa
Trata-se de um mito. Os mops, que estão muito na moda, tanto do tipo seco como do tipo úmido, podem limpar quase todos os tipos de superfícies, mas é importante saber que apenas as ferramentas de limpeza não bastam para ter uma limpeza completa.
Para um processo de limpeza completo também é necessário adicionar produtos de limpeza como detergentes, desinfetantes, entre outros tipos, para alcançar um bom nível de limpeza.
9 Produtos de limpeza utilizados corretamente economizam água e energia
Verdade. Ainda mais quando são seguidos os processos de limpeza profissionais, a economia é garantida. A Hygibras tem estudos que mostram, em alguns procedimentos de limpeza, pode haver até 90% de redução de consumo de produtos desinfetantes e até 30% no tempo gasto na operação.
10 Produtos de limpeza podem ser misturados um com outro
Mais um mito de limpeza. Alguns tipos de mistura de produtos de limpeza podem causar reações químicas muito danosas para as pessoas que as utilizam.
11 Sabão em pó é ótimo para limpeza de pisos
Mito. É muito comum usar sabão em pó para limpeza de pisos de cozinhas e sanitários, o uso não é recomendado uma vez que o produto tem alto nível de espuma e resíduos.
Com isso, concluimos que a melhor limpeza pode ser alcançada com produtos melhores e que deixam o piso brilhando, sem os resíduos do sabão em pó que podem deixar o piso escorregadio e embaçado.
12 Produtos multiuso têm mil e uma utilidades
Verdade. Todo o produto de limpeza profissional, que funciona como limpador geral ou em outra definição, como limpador multiuso, costuma ter imensas possibilidades de uso e tipos de sujeira a remover.
13 Varrer o chão é etapa fundamental para deixar a casa limpa
Nem lá nem cá. O primeiro processo para alimpeza de pisos, tem como prática ser mesmo a limpeza seca. Porém, a varrição levanta poeira e pode ser prejudicial para a saúde dos moradores, até mesmo transferindo parte da sujeira para outras superfícies.
Como opção existem ferramentas de limpeza, como o mop pó ou mop água, que podem fazer parte da limpeza ou até mesmo toda ela, de modo completo. Pensar que misturar produtos pode melhorar o resultado final da limpeza é um erro e as pessoas correm sérios riscos, tal como vistos no artigo que falamos sobre os riscos de misturar produtos de limpeza.
14 Álcool 96% é mais eficaz que álcool 70%
Mito. Algumas pessoas olham apenas para a concentração do produto, porém o álcool 70%, muito usado como desinfetante, possui a medida ideal de álcool para realizar a desinfecção.
Por sua vez o álcool 96% não atua como desinfetante, exatamente por sua alta concentração. Quando o assunto for limpeza, convido o leitor a conhecer o conteúdo desse artigo que trata sobre os motivos pelos quais não devemos usar álcool na limpeza.
15 Produtos de limpeza de cor clara são mais fracos que de cor escura
Mais um mito. Algumas pessoas podem achar que a cor pode ter alguma relação com a potência do produto de limpeza, mas a cor e seu tom têm conexão especial com os corantes utilizados nos produtos e não com o seu poder.
16 A viscosidade de um produto está relacionada ao seu poder de ação
Mito. A viscosidade não está associada com a maior concentração de ingredientes ativos do produto e, consequentemente, ao maior poder de ação dele. Esse tipo de pensamento é um grande erro.
É possível conferir as viscosidades às soluções aquosas sem o emprego de ativos de limpeza. A necessidade real de ter uma maior viscosidade nos produtos de limpeza está mais relacionada à forma de uso, em superfícies verticais, a viscosidade do produto de limpeza pode ser necessária, de modo a permitir maior tempo de contato do produto com a superfície.
Quer saber como usar produtos de limpeza profissionais e ainda economizar? clique no banner a seguir
17 Produtos com vinagre limpam e evitam a formação de mofo
Mito. O vinagre é uma solução aquosa com aproximadamente 7% de ácido acético, ele pode ter ação antimicrobiana sobre fungos entre outros microrganismos. O seu uso pode ser prejudicial tanto para a superfície que está sendo limpa, por seu caráter ácido, quanto ao usuário pelo seu cheiro e irritabilidade quando aspergido.
Portanto a Hygibras não indica esse produto para ser utilizado em limpezas!
18 A limpeza cheira bem
É mito. Uma vez que um ambiente ou superfície recebe uma carga de desodorizador para perfumar o ambiente, esse local pode ficar com um ótimo cheiro sem nem sequer ter recebido limpeza e nem tão pouco uma desinfecção.
Sendo assim, imagine essa situação, e pense o quanto falsa é essa afirmação.
19 Pasta de dente e bicarbonato limpam muito bem os vidros
Mais um mito. Colocar pasta de dente e bicarbonato na limpeza de vidros pode provocar danos irreversíveis às superfícies, principalmente pela perda de brilho e pelo surgimento de riscos em razão da elevada abrasividade resultante dessa mistura.
20 Desinfetar frutas e legumes com vinagre é uma boa opção
Não é bem assim. O volume que você precisa usar para alcançar o objetivo é alto e quase nunca é alcançado pelas pessoas. Nossa recomendação é a realização de limpeza mecânica, ou seja, uma lavagem das frutas e verduras com as mãos, uma a uma.
Na sequência, deve-se usar um produto baseado em cloro, como a água sanitária ou um produto profissional como o desinfetante de saladas kitch care clorado. Lembrando sempre de usa-lo na diluição recomendada pelo fabricante!
21 Quanto mais espuma o produto faz, maior sua concentração e seu poder de limpeza
Mito. Para muitas pessoas, a espuma está associada à maior concentração de ingredientes ativos do produto e, consequentemente, ao maior poder de ação do mesmo. Esse pensamento é um grande engano. Espuma não é indicativa da concentração ou da capacidade de limpeza de um produto.
Existem tensoativos que provocam muita espuma em baixíssimas concentrações e, por outro lado, não deixam a casa limpa. Porém todossabem que, grandes volumes de espuma geram a necessidade de muitos enxágues e, consequentemente, aumento do uso de mão de obra, tempo e água no processo de limpeza.
22 Misturar detergente e desinfetante aumenta o poder de limpeza
Mito. As misturas de detergentes e desinfetantes, não aumentam o poder de limpeza, como os anulam mutuamente.
Detergentes são formulados em sua maior parte com tensoativos aniônicos (carga elétrica negativa (-)). Já os desinfetantes são formulados com tensoativos catiônicos (carga elétrica positiva (+)). Com isso mistura-los anula sua ação tanto pelo seu poder de limpeza quanto por sua capacidade de desinfetar.
23 Produtos à base de cloro danificam o estofado
Verdade. Todos os produtos à base de cloro tem caráter alcalino, isto porque o hipoclorito de sódio é obtido passando-se um fluxo de cloro gasoso em uma solução concentrada de hidróxido de sódio (soda cáustica). Com isso, seu uso se torna contraindicado em materiais que possuem alguma oleosidade, como é o caso dos estofados, sejam naturais ou sintéticos. Existe também o risco de desbotar os tecidos com o uso de produtos clorados.
24 Usar borrifador para fazer a limpeza economiza produtos
Sim, procede. Em nossos estudos práticos, observamos que existe a oportunidade de redução de até 90% no consumo de desinfetantes em limpezas dentro de ambientes exigentes, como o hospitalar, com uso de borrifadores.
25 Quanto mais produto de limpeza usamos, melhor o resultado da limpeza
Não se engane, é mito. A própria indicação dos fabricantes de produtos de limpeza é realizar a diluição adequada do produto.
Em nossa linha de comercialização, existem produtos, como o produto de limpeza Garra Multiuso, que atingem diluições altíssimas.
Para ter uma ideia, seriam possíveis até 300 litros de água para apenas 1 litro do produto para ter um bom limpador geral.
O uso em grandes quantidades de produtos de limpeza pode, inclusive, gerar problemas de resíduos. Estes podem deixar as superfícies opacas ou escorregadias, sem melhorar em nada a limpeza.
26 Diluir em água reduz o efeito do produto químico de limpeza
Não é bem isso que acontece. De uma maneira geral, os produtos de limpeza químicos são preparados com água para seu uso. Porém, alguns produtos são comercializados de forma diferente, em formato pronto uso, especialmente para os ambientes domésticos, onde são mais utilizados.
Já nos ambientes profissionais, o uso de produtos concentrados é mais indicado e, como já dissemos acima, o uso sem diluição, às vezes, pode piorar o seu desempenho.
27 O tamanho do ambiente não influencia no tipo de limpeza e produto
Mito. O uso de produtos de limpeza profissionais e concentrados é mais indicado que produtos pronto uso em ambientes grandes. Quando você optar por essa escolha, a qualidade da limpeza e desinfecção fica melhor e ainda é possível haver uma redução na despesa.
Portanto esses foram alguns dos mitos e verdades relacionados à casa limpa. Mais do que determinar entre certo e errado, é preciso ter conhecimento, moderação e fazer uso dos recursos e produtos de limpeza com responsabilidade.
Gostou do nosso artigo sobre casa limpa? Aproveite também e conheça nossos outros artigos!