A importância da Higiene Pessoal
Uma das coisas mais desagradáveis que podemos ter em nosso dia a dia é frequentar um local sujo e malcuidado, não é mesmo? Agora imagine só, trabalhar em uma empresa que não possui medidas básicas de limpeza, higiene e organização. Uma grande chateação. Por isso, toda empresa precisa promover a limpeza de seus ambientes e instalações, e também incentivar a higiene pessoal dos funcionários.
Inegavelmente medidas simples devem ser aplicadas constantemente para preservar a saúde da sua equipe e prevenir o contágio de doenças. Por exemplo: tirar pó de móveis e pisos, realizar a limpeza úmida do chão, higienizar banheiros, jogar lixos orgânicos todos os dias, armazenar o lixo reciclável, manter filtros de ar condicionados limpos e higienizados e conservar mesas e gavetas organizadas. Bem simples, não é mesmo?
Benefícios da higiene e limpeza em sua empresa
Mais do que uma medida básica, cuidar da limpeza e higiene pessoal dos funcionários é uma iniciativa que traz muitos benefícios ao seu negócio. Alguns deles são:
- Melhorar a qualidade de vida dos funcionários;
- Aproveitamento eficaz de espaços;
- Evita o contágio de doenças e afastamento de funcionários;
- Promove um bom relacionamento entre os colaboradores;
- Gera credibilidade com seus clientes;
- Reduz custos operacionais e desperdícios;
- Evita acidentes de trabalho;
- Promove a produtividade e criatividade dos funcionários;
- Favorece a performance e bons resultados.
Mas como a higiene pessoal dos funcionários vai impactar nos negócios?
Uma empresa que não se preocupa com o bem-estar e não promove essas medidas de higiene e limpeza acaba trazendo problemas para ela mesma e para seus funcionários.
Primeiramente, devido a diminuição da qualidade de vida dos funcionários, ocorre uma queda no desempenho e produtividade da empresa. Além disso, há também a deterioração tanto dos ambientes, quanto dos equipamentos e materiais da organização. O resultado é um maior gasto com a compra de equipamentos e materiais novos.
Certamente há ainda um aumento na proliferação de doenças, que acaba se tornando uma bola de neve. O resultado disso são faltas, licenças e aumento de atestados médicos. Os funcionários, sem esse incentivo, também não se animam em cuidar da sua higiene pessoal. E isso, influencia diretamente na motivação, sensação de cansaço e insatisfação na empresa. Todos esses fatores impactam na produtividade e, consequentemente, na lucratividade da empresa.
Viu só como uma simples falta de conscientização com limpeza e higiene pode influenciar negativamente o cotidiano da sua empresa? Lembre-se que quando seus colaboradores não estiverem bem, o seu negócio também não estará. Afinal: negócios são feitos de pessoas!
Como promover essa política de bons costumes de higiene pessoal?
Com toda certeza é essencial que a empresa dê o primeiro passo e comece dando o exemplo, oferecendo um ambiente limpo e em perfeitas condições de uso para o trabalho.
Aliado a isso, pode estabelecer algumas regras de convivência, como: não comer na mesa de trabalho, não jogar lixos orgânicos dentro do escritório, recomendar que os espaços que cada um utiliza (como mesa e bancada) estejam sempre organizados. E, claro, incentivar a higiene pessoal, deixando um álcool em gel para higienização e quem sabe oferecer kits com itens essenciais para o dia a dia do funcionário como brinde. Legal, né?
Você sabia que a barba também é altamente infectada por bactérias? Clique aqui e entenda.
Quais produtos usar?
Por fim, como vimos, um ambiente de trabalho saudável depende dessas boas escolhas de limpeza e higiene pessoal. Todas as medidas que citamos, também dependem de boas escolhas de produtos para serem usados nas instalações da empresa.
Por isso, invista em produtos de limpeza e de higiene de qualidade, como: sabonete líquido ou espuma, toalhas de papel descartáveis acomodadas em dispensers apropriados e também o álcool em gel.
Você também pode gostar desses outros artigos, que vão te dar uma mãozinha na hora de escolher o produto mais apropriado para seu negócio.