Nesse artigo você irá conhecer o uso correto dos produtos químicos e as máquinas que facilitam o trabalho de higienização, limpeza de carpetes como o disco bonnet e um cronograma de limpeza de carpetes que irá auxiliar em sua rotina de higienização. Conhecimentos que são fundamentais para se garantir um revestimento livre de microrganismos e uma melhor qualidade no interior dos ambientes.
O que é o disco bonnet?
Um disco bonnet, é uma almofada sintética que serve para limpeza de carpetes através de enceradeiras industriais. Este produto proporciona ótima durabilidade e um grande poder de limpeza, ele tem fibras que levantam as tramas do carpete e assim facilitam a suspensão da sujeira.
Quais as vantagens do uso de carpetes?
Conforto, variedade de texturas, cores e modelos, isolamento térmico e sonoro, durabilidade e facilidade na conservação. Estas são as vantagens do uso de carpetes no revestimento de pisos.
Existem no mercado uma grande quantidade de produtos específicos, como detergentes e limpadores, que são indicados para limpeza manual, extrativa, por meio de lavadoras extratoras, ou limpeza rotativa, com o uso de enceradeiras industriais e o disco bonnet.
Preparamos aqui um artigo que fala sobre como limpar e qual a importância da limpeza de carpetes e sofás. Como realizar a manutenção e conservação dos revestimentos de forma segura e eficaz. Se desejar você pode navegar entre os tópicos. Veja só!
Higienização de carpetes – Passo a passo
Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]
De onde vem o carpete?
Vamos às origens do carpete. Você sabe onde ele surgiu?
Existe um registro sobre uso de carpetes datados de 6 mil anos A.C. Eles foram descobertos em escavações próximas ao Mar Cáspio, região da Ásia Central. A história conta que os egípcios passaram a usar carpetes de lã 3 mil anos A.C, sob influência dos povos da Mongólia e da China.
Um salto para Idade Média nos mostra que mercadores italianos levavam carpetes do Oriente para a Europa, onde foram, inicialmente, utilizados para decorar paredes. Seu uso passou a ganhar força, principalmente na França, por volta do ano 1.600 com incentivo do Rei Henry IV.
Características e especificidades do carpete
Este bloco é muito importante, os processos de limpeza garantem a saúde das pessoas. Quando é feita a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas presentes nos carpetes.
Além de revitalizar o carpete e remover as manchas, um processo feito de forma correta irá aumentar a vida útil do carpete.
- Isolamento Térmico: todo carpete possui propriedade de isolamento térmico, capaz de atuar de três formas: condução, convecção e radiação;
- Alergia: os ácaros, pertencentes à família dos aracnídeos, são os principais responsáveis por desencadear processos alérgicos em ambientes fechados. Os carpetes, quase sempre, levam a fama por essa questão de alergias e presença de ácaros. No entanto, pesquisas realizadas em residências mostram que a maior incidência desses microrganismos é em roupas de cama e sofás;
- Resistência: está relacionada com o tipo de fibra utilizada em sua fabricação, com capacidade de resistência delas ao atrito e com a tendência (ou não) das fibras em voltar à posição original depois de pressionadas;
- Conforto: vai depender da densidade e altura das fibras, tanto no andar como no tato;
- Controle Estático: capacidade de controle permanente da eletricidade estática.
Pesquisas mostram que, para cada ácaro encontrado em um carpete, milhares (ou milhões) vivem e se multiplicam nas camas.
Importante destacar que carpetes produzidos com fibras sintéticas – como o nylon – não favorecem a proliferação de fungos, principais fontes de alimentação de ácaros.
- Isolamento acústico: a capacidade de absorver sons aéreos dos carpetes é até 10 vezes superior quando comparada com a de outros revestimentos de piso. Por serem materiais porosos, são capazes de reter o ar e possuem as características necessárias para controlar três tipos de ruídos:
1) ruídos diretos ou transmitidos pelo ar.
2) ruídos reverberantes, que persistem em um recinto limitado, mesmo após a fonte do barulho ter cessado.
3) ruídos de impacto.
- Resistência ao fogo: carpetes devem ser auto-extinguíveis e capazes de impedir a propagação das chamas.
- Facilidade de manutenção: fibras sintéticas garantem mais facilidade na hora da limpeza do que as de origem natural.
Há modelos no mercado que são contra-manchas, mas o fundamental para prolongar a vida do carpete é o cuidado.
Deve-se evitar acúmulo de sujeira por meio de limpezas programadas e regulares, com produtos e procedimentos específicos.
Tipos de fibras dos carpetes: durabilidade e resistência
- de fibras naturais: lã, seda, algodão e juta.
- de fibras sintéticas: rayon, acetato, nylon, poliéster, acrílico e polipropileno.
Formas de fabricação e tipos de carpetes
Existem diversas formas de fabricação de carpetes, mas os principais processos são o “Tuft” e o “Agulhado”. Estes métodos dão origem a artigos diferenciados, que oferecem conforto, durabilidade e custo acessível.
Entre os tipos de carpete, há:
- Bouclê em Relevo (hilo): superfície com loop de diferentes alturas.
- Saxony: superfície composta por tufos de fibras retorcidos entre si.
- Shag: semelhante ao Saxony, mas possui tufos mais espaçados.
- Agulhados: também chamados de “forração de piso” são produzidos sem tela de base, por meio do entrelaçamento simples das fibras.
- Tuft: fibras da superfície inseridas em uma base de tela sintética.
- Bouclê: superfície formada por fibras dispostas em forma de “loops”.
- Veludo (Cut): o mais usual, com superfície feita por tufos de fibras cortados na altura.
- Cut/Loop: superfície é uma combinação de loops (bouclê) e tufos de fibras cortados (veludo).
A forma com que o carpete é forrado é outro ponto muito importante para garantia de sua qualidade e durabilidade. Ela pode proporcionar:
Aumento na elasticidade e minimizar o esmagamento do pelo, aumentar a vida útil do carpete e proporcionar mais conforto.
Outros pontos positivos de um carpete bem forrado são a melhora na segurança em caso de impactos, além de aumentar o isolamento térmico e acústico.
Limpeza de carpetes e sofás: equipe especializada e manutenção programada
Uma empresa que pode contar com profissionais treinados e especializados esta muito a frente das outras para se alcançar o objetivo de carpetes, tapetes e sofás limpos, higienizados e bem conservados.
Além das técnicas de limpeza, o profissional deve saber avaliar a intensidade do tráfego, o tipo de sujeira a que o carpete fica exposto e outros fatores que afetam, diretamente, o revestimento. A equipe responsável pela limpeza deve estabelecer um programa estratégico de limpeza e higienização, incluindo a tecnologia disponível e os produtos de uso profissional indicados. Vale ressaltar que a manutenção não deve ser esporádica, e sim, frequente.
Qual a durabilidade do carpete?
A vida útil de um carpete está diretamente, ligada ao seu tipo e à utilização final do revestimento. Assim:
- carpetes densos, produzidos com fibras nobres, possuem durabilidade para ambientes mais rígidos.
- carpetes mais leves possuem boa durabilidade para tráfegos residenciais leves e médios.
Para conservação dos carpetes deve-se observar:
- a limpeza de rotina deve ser feita com aspirador de pó seguindo o cronograma de limpeza de carpete.
- o uso de vassouras rígidas em carpetes do tipo “veludo” (cut) ajuda na manutenção do aspecto original do carpete. Para outros tipos de carpete, o uso da vassoura não é recomendado.
- em carpetes tipo “veludo” (cut) e “saxony”, os tufos podem assumir diferentes posições, criando áreas “claras e escuras”, por conta do tráfego. Passar o aspirador num único sentido faz o sombreado desaparecer.
- a presença de umidade elevada pode causar enrugamento no carpete.
- com o tempo, algumas das fibras dos carpetes tipo “bouclê” (loop) podem quebrar, dando origem a uma penugem na superfície. Para resolver o problema, basta aparar as fibras em excesso e o problema estará resolvido.
- em determinadas condições de temperatura e tempo, pode ocorrer a perda da cor.
- os filamentos podem ficar desgastados por conta do uso e da sujeira, gerando mudanças de cor.
Limpeza de carpetes e conservação: saúde e bem-estar
Quando definimos e explicamos o conceito de carpete, vemos os seus tipos e materiais, chegamos ao ponto do cuidado, da limpeza e higienização do revestimento têxtil para piso.
Diferentes dos pisos rígidos, os carpetes retêm as partículas de pó e sujeira. Eles acabam por atuar, de certa forma, como um filtro que impede que o pó volte a circular com o ar. Preso no carpete, ele pode ser eliminado com a aspiração. Confira abaixo um exemplo de Cronograma de limpeza de carpetes para auxiliar em uma higienização muito mais eficaz:
Ao realizar uma manutenção programada seguindo o cronograma de limpeza de carpete, de acordo com um plano de limpeza que inclua produtos de uso profissional e máquinas específicas, a empresa melhora a qualidade do ar interno, reduz o acúmulo de sujeira e pó e oferece um ambiente constantemente higienizado.
Como reduzir a presença de microrganismos?
Para reduzir a presença de microorganismos é preciso inibir as condições para o seu desenvolvimento, abaixo confira uma lista com boas práticas:
Eliminar toda fonte de alimentação para os microorganismos como por exemplo pele humana seca, papel, juta, lã e sujeira orgânica;
Remover umidade do local;
Evitar que o local fique exposto em altas temperaturas;
O local deve ser bem arejado ou seja, deve possuir uma boa quantidade de ar circulando.
Para combater e eliminar os microorganismos:
Com frequência o local deve ser aspiração com a ajuda de filtros eficientes;
Deve-se utilizar a aplicação de bactericidas;
O processo de limpeza deve ser feito por métodos e produtos profissionais e com a frequência adequada todos os carpetes e cortinas.
Como controlar pó e sujeira?
- uma manutenção diária e rotineira, elimina por aspiração, a maior parte do pó e das partículas sólidas acumuladas, para isso o ideal é seguir o cronograma de limpeza de carpete.
- para manter o pó longe, manter a aparência do carpete e prolongar a vida útil do revestimento, devem ser usadas barreiras de contenção e efetuar a aspiração rotineira com qualidade, frequência e equipamento adequado.
Questão de saúde
O que é a Síndrome dos Edifícios Doentes?
A síndrome de edifícios doentes foi, em 1982, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma combinação de sintomas gerais capaz de afetar 20% ou mais dos ocupantes de um determinado prédio, sem origem determinada.
A doença está relacionada às condições do ambiente interior dos espaços corporativos e tem como principais sintomas fadiga mental, dores de cabeça, tonturas, náuseas, alergias, dores articulares, irritação nos olhos, entre outros que atingem as vias respiratórias e a pele.
Por isso, os processos de higienização e limpeza de carpetes e sofás em empresas e estabelecimentos comerciais, com grande circulação de pessoas, devem ser encaradas com responsabilidade e devem ser realizadas com produtos específicos, como os chamados limpa estofados e limpa carpetes.
Como remover manchas de carpetes?
Um bom meio para remoção de manchas é utilizar o Tenside Spotter junto a um pano de algodão. Com ambos procure remover a mancha da parte externa em direção ao centro, sem esparrama-la.
A maior parte de respingos e manchas pode ser eliminada se o procedimento for realizado imediatamente após a ocorrência. Há limpadores de carpetes profissionais capazes de eliminar as manchas, reparar a aparência do carpete e estender sua durabilidade.
Disco bonnet – Técnicas profissionais de limpeza de carpetes
Além da aspiração, há outros métodos profissionais de limpeza de carpetes. Veja quais são eles:
Limpeza com o disco Bonnet – O disco bonnet trata-se de uma manutenção intermediária. É um sistema rápido na operação e o custo é baixo. Esse tipo de limpeza é indicada para as linhas de tráfego, mas também pode ser utilizada nas demais áreas. É uma limpeza superficial, com secagem ultra rápida, que melhora a aparência geral do carpete.
Limpeza extrativa ou Restaurativa – deve ser feita após a aspiração do carpete, remoção de manchas e limpeza das linhas de tráfego com o disco bonnet. Trata-se de um método mais eficiente e para uma limpeza profunda.
O que deve ser considerado no programa de higienização e limpeza de carpetes e sofás?
- fluxo de pessoas
- se há barreiras de contenção
- número de portas e janelas
- existência ou não de ar condicionado
- mobiliário
- piso (plano, em desnível, existência de buracos, etc)
- existência ou não de forração
- tipo de carpete (veludo, bouclê, agulhado)
- instalação
- coloração
- existência de manchas
- nível de sujidade
- amassamento das fibras
Hygibras: Produtos profissionais recomendados para estofados e carpetes
A Hygibras oferece uma linha completa em artigos para limpeza industrial, empresarial, de comércios e serviços, a hygibras oferece o Detergente Limpa Carpete – Tenside Spotter. Moderno, reúne em um único produto as funções de remover manchas; detergente para o disco bonnet e detergente para extratora – apenas alterando as diluições.
Clientes reconhecem a importância de um produto profissional, com registro na Anvisa, e se sentem muito mais seguros. O Tenside Spotter nunca provocou qualquer dano para os tapetes, carpetes e sofás. Este produto tem uma boa taxa de diluição, alta performance e que muitos de seus clientes não abrem mão.
Para limpeza, manutenção e conservação de sofás e tapetes, a Hygibras conta com o Limpador de Sofá, Detergente para Tapetes e Carpetes Rug Master. É um produto completo para tecidos, pois limpa, amacia e perfuma as fibras naturais e sintéticas, eliminando completamente a eletricidade estática e pode ser utilizado no processo estabelecido pelo cronograma de limpeza de carpete.
Gostou das informações que dividimos aqui? Então, compartilhe com mais pessoas e acesse nosso site para ver mais dicas e conhecer nossos produtos.
Fonte:
Manual de Limpeza de Carpetes: Um Guia para Melhorar os resultados da Limpeza de Carpetes – Oleak.
Assista a baixo o nosso video que fala sobre o nosso limpa carpetes.