Por que o selo FSC é importante para as empresas?

Um produto de qualidade também deve ser fabricado de maneira responsável e consciente, para além da sua eficácia. Desse modo, as empresas devem estar alinhadas e compactuar com causas e iniciativas de cunho ambiental e social. E um bom exemplo desse compromisso selado é o selo FSC, uma certificação presente em produtos como os materiais de limpeza, sanitários como papel FSC e mais uma imensa categoria de produtos que podem receber certificação FSC, que comprova o posicionamento do fabricante quanto a sua responsabilidade ambiental.

O selo FSC comprova o compromisso com a preservação de florestas.

Nesse artigo você entendera o que representa de fato o selo FSC, qual seu significado e por que ele está presente em embalagens de materiais de limpeza e de papéis sanitários, como toalha e papel higiênico. Também falaremos sobre sua relação com o manejo florestal e por que procurar por produtos com essa certificação.

Continue a leitura, esclareça suas dúvidas e aproveite a oportunidade para fazer escolhas responsáveis no momento da compra do material de limpeza para sua empresa.

Se desejar, ouça esse conteúdo em formato de podcast:

Sumário 

  1. O que é o selo FSC? 
  2. Como surgiu o selo FSC? 
  3. Quais os 10 princípios e critérios do selo FSC? 
  4. Quais tipos de produtos podem ter o selo FSC? 
  5. Qual a relação do selo FSC com a administração florestal?
  6. Como é a estrutura de governança do FSC? 
  7. Como as empresas podem obter a certificação de administração florestal? 
  8. Como o selo FSC aparece no rótulo das embalagens?
  9. Quais as principais questões relativas aos selos FSC?
  10. Quais as vantagens de se adquirir produtos com o selo FSC? 
  11. Qual o motivo do aumento na procura por artigos certificados?
  12. Hygibras se orgulha da sua linha de produtos de limpeza e higiene certificados

O que é o selo FSC? 

A sigla FSC, em inglês, significa “Forest Stewardship Council” ou, no português, “Conselho de Manejo Florestal”. 

Atualmente, o selo FSC é considerado o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.  

Segundo a WWF (Fundo Mundial Para a Natureza), nos dias de hoje, as empresas com produtos certificados geram negócios da ordem de 5 bilhões de dólares, anualmente, em todo o mundo.  

FSC

A certificação FSC está presente em embalagens de produtos de limpeza.

A certificação aprova a origem de um produto e tem como objetivo orientar o cliente na hora de escolher um produto diferenciado e com valor agregado. Este produto tem a capacidade de conquistar um público mais consciente e mais exigente, abrindo, assim, novas possibilidades de mercados.  

Além disso, um produto certificado pelo selo FSC é aquele que não degrada o meio ambiente e que contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais. Por isso, para a conquista da certificação, o processo produtivo da empresa deve assegurar a manutenção da floresta, dos empregos e da atividade econômica que ela oferece à sociedade.  

Como surgiu o selo FSC? 

A certificação FSC foi criada em 1993, após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como “Cúpula da Terra”, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992.

Durante a conferência, houve um crescente reconhecimento da necessidade de promover a gestão sustentável das florestas e combater o desmatamento e a degradação florestal em todo o mundo. 

Após a Cúpula da Terra, um grupo de representantes de organizações ambientais, sociais e empresariais se reuniu em 1993 em Toronto, Canadá, e estabeleceu o “Forest Stewardship Council” como uma resposta a essas preocupações ambientais. O objetivo era criar um sistema de certificação confiável e independente que pudesse garantir que os produtos florestais fossem provenientes de florestas geridas de forma sustentável e responsável. 

Atualmente, sua sede fica em Bonn, na Alemanha.

FSC

Aproximadamente 190 países vieram ao Brasil para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Eco 92 – Reprodução Senado Federal

Importante destacar que a instituição FSC não certifica, mas credencia e monitora as entidades certificadoras que se comprometem a aplicar os princípios e critérios adotados pelo FSC.  

A certificação FSC é resultado de uma iniciativa criada para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas ao redor do mundo todo. Seu objetivo principal é difundir o uso racional e consciente da floresta, garantindo, assim, sua preservação e sua existência no longo prazo.  

Desse modo, para alcançar este objetivo, o FSC desenvolveu um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas de “Princípios e Critérios”, que são responsáveis por conciliar as questões ambientais e ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica dos negócios. 

Quais os 10 princípios e critérios do selo FSC? 

Conheça os 10 princípios e critérios da certificação FSC, que são os mesmos para o mundo, aplicáveis a todas as florestas, sejam elas temperadas, tropicais, boreais, naturais ou plantadas:

Princípio 1: Cumprimento das leis.

Cumprimento da legislação, respeito pelas leis nacionais e acordos internacionais

Princípio 2: Direitos dos trabalhadores e condições de trabalho

Proteção dos direitos dos trabalhadores e das condições de trabalho.

Princípio 3: Direitos dos povos indígenas

Reconhecimento e proteção dos direitos dos povos indígenas

Princípio 4: Relações com a comunidade

Relação com a comunidade, salvaguarda do bem-estar das comunidades locais.

Princípio 5: Benefícios da floresta 

Benefício da floresta com uso eficiente dos produtos e serviços florestais

Princípio 6: Valores ambientais 

Valores e impactos ambientais. Conservação dos serviços dos ecossistemas.

Princípio 7: Planejamento do manejo

Planejamento do manejo com boa gestão florestal

Princípio 8: Monitoramento e avaliação

Monitoramento e avaliação da floresta e da gestão florestal

Princípio 9: Altos valores de conservação 

Proteção dos altos valores de conservação.

Princípio 10: Implementação das atividades de manejo

Implementação das atividades responsáveis de manejo florestal.

certificação FSC

A administração florestal responsável é um dos critérios para obter a certificação FSC.

Quais tipos de produtos podem ter essa certificação? 

A certificação FSC pode ser aplicada a uma gama de variedades de produtos que usam madeira ou fibras de madeira em sua composição. Alguns exemplos de linhas de produtos que podem ter o selo FSC incluem: 

  1. Produtos de madeira: madeira serrada, painéis de madeira, compensados, aglomerados, MDF, pisos de madeira, móveis, esquadrias, portas e outros itens de carpintaria e marcenaria. 
  2. Produtos de papel: papel para impressão, embalagens, cartões, papelão ondulado, papel higiênico, papel toalha, guardanapos, produtos de escritório, como cadernos e blocos de notas, e publicações impressas, como livros, revistas e jornais e dinheiro, como o produzido pela casa da moeda do brasil. 
  3. Produtos de celulose: celulose dissolvente, celulose para uso na produção de papel e embalagens, e celulose para uso na indústria têxtil (por exemplo, viscose). 
  4. Produtos florestais não madeireiros: certos produtos de origem vegetal, como resinas, óleos essenciais, cortiça e látex, podem ser certificados pelo FSC se forem provenientes de florestas geridas de forma responsável. 
  5. Produtos de biomassa: pallets e briquetes de madeira para uso como combustível em sistemas de aquecimento e geração de energia também podem ser certificados pelo FSC. 

Qual a relação do selo com a administração florestal?

Como sabemos, os princípios do FSC contemplam as ações de administração florestal. Sua certificação é disponibilizada para empreendimentos ou produtores cujas florestas são manejadas de forma responsável, de acordo com os Princípios e Critérios do sistema FSC.

Neste sentido, vale destacar que podem obter o certificado pequenas ou grandes operações, associações ou cooperativas comunitárias, e as áreas certificadas podem ser florestas naturais ou plantadas, públicas ou privadas.  

Com isso, os produtos florestais dessa área podem receber a certificação, como papéis FSC, possibilitando, assim, que os consumidores possam reconhecer os benefícios da certificação.  

Portanto, entre as vantagens da certificação do selo FSC para os manejadores, podemos destacar: 

  1. Melhor acesso ao mercado internacional, que cada vez mais tem preferido importar produtos florestais certificados com selo FSC;  
  2. Aumento da produtividade, pois as técnicas de manejo reduzem o desperdício na floresta; 
  3. Melhora da imagem perante clientes, consumidores e investidores. 

Como as empresas podem obter a certificação de administração florestal? 

A certificação de administração Florestal é concedida às instituições ou aos produtores cujas florestas são manejadas de forma responsável, seguindo os Princípios e Critérios do sistema FSC.  

No nível internacional, o FSC desenvolveu seus Princípios e Critérios para o manejo florestal responsável. Já no Brasil, a certificação do manejo florestal do FSC tem como base padrões nacionalmente adaptados para atender às demandas de manejo de florestas nativas e florestas plantadas.  

Dessa maneira, para conquista da certificação é preciso que a empresa cumpra com os princípios e critérios de manejo florestal ao longo de toda sua cadeia produtiva.  

Como o selo FSC aparece no rótulo das embalagens?

A presença do selo FSC nas embalagens é a coroação de todo o processo responsável. Trata-se, portanto, da chancela do conselho atestando que a marca cumpre com seu compromisso social e ambiental. 

Assim, a rotulagem com o selo FSC dos materiais de limpeza serve para mostrar a importância da consciência dos aspectos ambientais de um produto ou serviço, e para informar e influenciar o consumidor no momento da escolha, despertando para um novo olhar e uma mudança de comportamento de fabricantes e clientes. 

O selo FSC aparece dessa maneira nos produtos que são certificados.

No entanto, vale destacar que existem hoje cerca de 400 selos com apelo sustentável no mundo e é preciso ter atenção, pois o que existe muito também é o verniz da sustentabilidade. Muitas empresas usam uma máscara e encobrem suas verdadeiras ações, vendendo um discurso vazio e práticas bastante duvidosas.  

Então, para não cair no chamado greenwashing, é preciso ficar sempre atento aos rótulos dos produtos, procurando os selos oficiais das entidades comprometidas com a responsabilidade socioambiental.  

Quais as principais questões relativas aos selos FSC?

  •  O que é o Selo FSC 100%? 

Este selo indica que todos os materiais de madeira ou fibra contidos no produto provêm de florestas certificadas pelo FSC. Isso garante que a madeira foi extraída de florestas geridas de forma sustentável e responsável, seguindo os princípios e critérios do FSC. 

  • O que é o FSC | Selo Reciclado? 

Este selo é atribuído a produtos que contenham um alto percentual de materiais reciclados, conforme as diretrizes atuais do FSC. Isso demonstra o compromisso do fabricante em usar materiais reciclados e promover a economia circular, reduzindo o consumo de recursos naturais. 

  • O que é o FSC | Selo Misto? 

O selo misto indica que o produto é composto por uma combinação de materiais provenientes de florestas certificadas pelo FSC, materiais reciclados e/ou materiais controlados pelo FSC. Isso significa que parte do produto é de origem responsável e sustentável, enquanto outra parte pode ser de fontes controladas ou recicladas. 

  • O que é o FSC | Selo de Produto?

Este selo é atribuído a produtos que atendem aos requisitos específicos do FSC para um determinado tipo de produto. O selo confirma que o produto foi fabricado em conformidade com as diretrizes do FSC e indica que o fabricante está comprometido com práticas responsáveis e sustentáveis. 

  • O que é o selo FSC, 100% Comunitário? 

Este selo é atribuído a produtos que são provenientes exclusivamente de comunidades locais e florestas comunitárias certificadas pelo FSC. Ele destaca o apoio às comunidades locais, promovendo a gestão sustentável das florestas e a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. 

Quais as vantagens de se adquirir produtos com o selo FSC? 

Os papéis sanitários – como toalhas e higiênicos – assim como as embalagens de alguns produtos de limpeza são provenientes da celulose das árvores.  

Desse modo, quando escolhemos pelos produtos de higiene com selo FSC, estamos optando por produtos com matéria-prima proveniente de florestas certificadas e de processos de produção que respeitam o manejo florestal saudável e consciente. 

Por isso, entre as vantagens de se adquirir itens com o selo FSC, podemos destacar:  

Garantia de origem e conservação do meio ambiente: Insumos certificados mostram que a madeira que origina os produtos provém de florestas bem manejadas, sem a exploração predatória dos recursos florestais.

Responsabilidade Social: Garantia de que há respeito aos direitos dos trabalhadores rurais e das comunidades no entorno das florestas, incentivo ao mercado local e outros benefícios percebidos direta ou indiretamente pela população próxima às organizações. 

Contribuição para a causa: Ao optar por um produto certificado, o consumidor está contribuindo e reconhecendo as ações que respeitam a legislação, o direito dos trabalhadores e da comunidade, e o cuidado com a floresta. 

Reconhecimento do mercado: Uma pesquisa encomendada pela FSC, à consultoria GlobeScan mostrou que o Brasil e a Indonésia são os países que têm maior inclinação a comprar produtos de origem responsável, ou seja, que controlam os impactos ao meio ambiente. 

Envolvimento dos colaboradores: Produtos certificados exigem a participação de todos e os colaboradores são ativos no processo de pensar e desenvolver ações voltadas à preservação do meio ambiente e à promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.  

Como é a estrutura de governança do FSC? 

A estrutura de governança do selo FSC é dividida em três câmaras: 

  1. Câmara Ambiental: representa organizações e indivíduos que trabalham na conservação e proteção dos ecossistemas florestais, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. 
  2. Câmara Social: inclui organizações e indivíduos focados em questões sociais, como os direitos dos trabalhadores, povos indígenas, comunidades locais e outros grupos afetados pela gestão florestal. 
  3. Câmara Econômica: representa os interesses do setor empresarial, incluindo empresas que operam em toda a cadeia de valor dos produtos florestais, desde a produção até o consumo. 

Qual o motivo do aumento na procura por artigos certificados?

Como vimos acima, há uma tendência de maior busca por produtos responsáveis. E, segundo o site Akatu, o mercado global para produtos certificados pelo FSC pode ultrapassar US$ 5 bilhões, segundo pesquisa realizada junto a 250 empresas certificadas pelo sistema.  

Diante disso, o mercado de produtos certificados pelo FSC continua em expansão em todo o mundo e a pesquisa revelou também que a demanda por produtos FSC é maior do que a oferta no mercado de produtos madeireiros.  

O Greenpeace atua na defesa do planeta e do ecossistema.

Vale destacar ainda que os melhores padrões e critérios de administração florestal, atualmente, são os estabelecidos pelo FSC.  

Por isso, voltamos a salientar que, ao comprar um produto florestal certificado pelo FSC, o consumidor tem garantias de que a extração da madeira foi realizada de forma ambientalmente adequada. 

Além disso, o selo FSC garante que os direitos das comunidades próximas à floresta foram respeitados e que a exploração de madeira gerou benefícios para a população local.  

Outra importância da certificação FSC que vale sublinhar é que ela exige condições de trabalho adequadas, segurança e melhor qualidade de vida para os trabalhadores.  

Por fim, diante das atuais denúncias de trabalhos análogos à escravidão em vinícolas na região Sul do Brasil e diante de um mundo no qual, cada vez mais, o lucro se coloca a qualquer custo, optar por produtos responsáveis e certificados é uma maneira de lutar e combater o sistema e as mazelas do nosso tempo.  

+ LEIA MAIS: Selo de sustentabilidade PEFC: Impacto e benefícios para empresas.

Hygibras se orgulha da sua linha de produtos de limpeza e higiene certificados  

A Hygibras possui sua linha OptiPaper, com papéis toalha e higiênicos, fabricados em unidades com o selo FSC, ou seja, em unidades certificadas com manejo florestal adequado, como você pode ver em nossa documentação oficial

A certificação gera ainda mais segurança no uso dos produtos por parte de nossos clientes e seus funcionários.

Para conhecer a linha OptiPaper, acesse nossa página e conte com a Hygibras para uma mudança na forma de consumir artigos de higiene e limpeza profissionais.

Clique no banner e conheça nossos papeis Optipaper com certificação FSC.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre o selo FSC presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociaisnos siga nas plataformas de áudio e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Visto primeiro na Higiclear.

Leia também nosso artigo sobre ISO 9000 e sua importância para empresas.

REFERÊNCIAS: